Vamos começar esse texto com um spoiler, sim, o nome Chapada Diamantina vem da grande exploração de Diamantes na região, lá pelo século 19.
Mas não pense que a história de extração mineral na região começou com os diamantes, antes disso, por pelo menos um século o ouro foi a maior fonte de riqueza da região, inclusive foi nesse período que a Estrada Real foi construída para facilitar o transporte do ouro de norte a sul.
Com a queda do ouro, foi iniciada a exploração de diamantes e a região era abundante, nesse momento surgiram muitos garimpos em Lençóis, a Chapada se tornou a Capital dos Diamantes.
A exploração da pedra foi tão gigante que início do século 20 o mineral esgotou, gerando uma grande crise econômica na região em 1994 os garimpos tiveram fim e foi aí que tudo mudou.
Uma nova forma de economia foi descoberta na Chapada, o TURISMO. O Parque Nacional da Chapada Diamantina já havia sido criado e o turismo se tornou e ainda é a principal fonte de renda da região.
O poder transformador do turismo é surreal, hoje acontecendo de forma sustentável, respeitando a natureza, os recursos naturais, valorizando os povos tradicionais e movimentando a economia regional.
O turismo transforma vidas, transforma realidades…
Quando realizado de forma sustentável e com foco no turismo de base comunitária, é ainda mais transformador.
Nós amamos demais viver isso.
Quer conhecer a Chapada Diamantina de pertinho e toda a sua história?
Vem com a gente, clique aqui e venha direto conversar com a gente no WhatsApp, vai ser incrível conhecer você.
Para acessar a nossa agenda, clique aqui!
Ahhhh, e já segue a gente no insta clicando em @anacarmsexpedicoes
Beijo no coração e até a próxima.